Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 11/08/2022

CONHEÇA OS PAIS DO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

O SINTTARESP parabeniza a todos os pais nesta data especial
Traçaremos uma linha do tempo com alguns dos principais e mais revolucionários feitos realizados no desenvolvimento do diagnóstico por imagem, sobretudo na Ressonância Magnética (RM) e na Tomografia Computadorizada (TC).

A Ressonância Magnética (RM) é uma técnica utilizada para produzir imagens internas do corpo humano, obtendo informações físicas e químicas das moléculas analisadas. A Tomografia Computadorizada (TC) é um procedimento que usa raios-X com auxílio da tecnologia para criar imagens detalhadas dos tecidos do corpo humano, sendo importante na detecção de tumores cerebrais.

- Em 1946, Felix Bloch e Edward Purcell descobriram a RM e ganharam o Prêmio Nobel de 1952. 

- Já em 1972 Sir Godfrey Newbold Hounsfield inventou a Tomografia Computadorizada. Allan Cormack, físico sul-africano, foi um contribuinte fundamental neste processo.

- Em 1975 Richard Ernst codificou em fase e frequência o exame de RM e descobriu a transformação de Fourier, dando a forma ao exame como conhecemos hoje.

- Em 1977 Raymond Damadian apresentou a Ressonância Nuclear Magnética com campo focado e Peter Mansfield desenvolveu a técnica eco-planar (EPI), que ajudou no desenvolvimento de imagens de vídeo.

- Em 1987 Charles Dumoulin realizou uma angiografia por ressonância magnética, que permitiu a visualização do fluxo sanguíneo sem o uso do contraste. E em 1992 a RM funcional (fRM) foi descoberta. Esta técnica permite o mapeamento da função de várias regiões do cérebro humano.

E não menos importante, e antes de tudo, em 1895 o alemão Wilhelm Conrad Röntgen detectou o que conhecemos como raios-X, que embora outros estudos da mesma época apontem outras personalidades de igual importância, como o casal Marie e Pierre Curie e Antoine-Henri Becquerel nos estudos sobre radioatividade, Röntgen é sempre o mais lembrado e homenageado.

DESEJAMOS UM FELIZ DIA DOS PAIS A TODOS OS PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA!

Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira
 
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp