Publicamos recentemente matérias a respeito da importância da união da categoria e da sindicalização (que é consequência desta união), e que isso resulta numa proteção para os profissionais, respaldados por uma entidade sindical. Estes textos podem ser lidos aqui:
https://www.sintaresp.com.br/site/Midias/Noticia/1359/sindicalismo-volta-a-crescer-nos-estados-unidos-apos-decadas
https://www.sintaresp.com.br/site/Midias/Noticia/1360/combate-da-amazon-ao-sindicalismo-comprova-a-forca-do-trabalhador-unido
Salientamos que a existência dos sindicatos (e de legislação trabalhista, constantemente ameaçada) é a causa de haver fiscalizações trabalhistas mínimas no Brasil.
Se a Amazon, empresa gigantesca de atuação mundial, foi acusada de exploração laboral por seus funcionários, ao ponto destes fundarem um sindicato, imaginem o que não ocorre nas empresas brasileiras de pequeno porte em áreas com pouca ou nenhuma fiscalização!
Na área da saúde, e a radiologia está inclusa, há inúmeras denúncias todos os anos de exercício ilegal da profissão. São falsos médicos, clínicas clandestinas e outras tantas denúncias.
Na radiologia
o SINTTARESP trava uma luta de estímulo à fiscalização do exercício da profissão para que não haja clínicas clandestinas de radiologia (onde não há dosímetro, ou controle mínimo de saúde do profissional). Igualmente
alertamos para os riscos da sociocotização da profissão, onde o profissional é fisgado pela promessa de um salário maior e abre mão do controle de exposição à radiação e da carga horária adequada para o controle da saúde (entre outros direitos, como o direito à aposentadoria).
Recentemente a Polícia do Rio de Janeiro fechou uma clínica médica de radiologia clandestina, no centro da cidade - uma das maiores capitais do Brasil, conhecida mundialmente. Em cidades mais afastadas e menos famosas, onde se têm menos atenção midiática e investigativa, a fiscalização é ainda mais dificultosa.
A matéria desta denúncia na imprensa pode ser vista aqui:
https://recordtv.r7.com/balanco-geral-rj/videos/policiais-interditam-clinica-clandestina-de-radiologia-no-centro-do-rio-16052022
O SINTTARESP sempre incentivará e apoiará a realização de denúncias sobre infração das leis trabalhistas estabelecidas para a área da radiologia. Nosso departamento jurídico está sempre à disposição para sanar dúvidas e prestar orientação jurídica. Sindicalize-se e faça parte do fortalecimento da profissão!
SINDICALIZE-SE, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
Secretário de Imprensa
Georges Ken Norton de Oliveira