X

Emissão de Boletos ACESSE

Últimas Notícias

18/06/2018

NOVAS TECNOLOGIAS ALIADAS NO COMBATE AO CÂNCER EXIGEM VERSATILIDADE E CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA

Com a constante inovação do setor, o investimento em educação profissional é imprescindível


Foto: Divulgação

Os avanços tecnológicos têm proporcionado benefícios imensuráveis para a área da Saúde. As técnicas, cada vez mais precisas, ganharam notoriedade, sobretudo na detecção precoce de diversos tipos de patologia.


O mesmo também se aplica ao desenvolvimento científico-tecnológico voltado a oncologia. Os novos procedimentos permitem o diagnóstico na fase inicial de diversos tipos de câncer, refletindo diretamente no aumento da expectativa e qualidade de vida dos pacientes.

Segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), estão previstos cerca de 600 mil novos casos da doença no Brasil, no biênio 2018-2019, dentre os quais os cânceres de próstata e o de mama estarão entre os de maior incidência.


 
Partindo do princípio de que as chances de cura estão diretamente relacionadas ao estágio em que a doença foi diagnosticada, parte dos esforços na luta contra a patologia consiste em identificá-la antes que ela se propague.

Prova de que a medicina está avançando a passos largos, um novo tipo de exame de sangue se mostrou promissor na detecção de oito tipos diferentes de câncer, entre eles: ovário, fígado, estômago, pâncreas, esôfago, colorretal, pulmão e mama. Outra vantagem do procedimento denominado de CancerSEEK, é que a partir de algumas proteínas usadas como marcadores torna-se possível identificar o órgão onde o tumor se encontra.

Os tratamentos individualizados tendem a se tornar grandes aliados no combate à doença. Os especialistas estão baseando-se em intervenções personalizadas para cada tipo de organismo, haja vista que se desenvolvidas de acordo com o perfil do paciente, as terapias agem de forma mais eficaz.

Ao mesmo tempo, na batalha contra o câncer, pesquisadores do mundo todo estão voltados a outros tipos de pesquisa, dentre as quais podemos citar: sistemas de imagem para diagnóstico, análises de DNA dos pacientes, medicamentos que estimulam o sistema imunológico, modificações genéticas das células imunes para ativar uma resposta antitumoral e novos equipamentos de radioterapia.

A Radioterapia no tratamento do câncer

Considerada uma das principais formas de tratamento, a Radioterapia é capaz de destruir as células cancerígenas através do uso terapêutico da radiação ionizante. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 70% dos pacientes serão submetidos ao procedimento em alguma fase de seu tratamento.

Utilizada isoladamente, associada a quimioterapia ou a outros recursos usados no tratamento dos tumores, a finalidade da Radioterapia varia entre neoadjuvante, curativa, adjuvante e paliativa, dependendo exclusivamente do quadro apresentado pelo paciente.

Os raios emitidos pelos equipamentos permanecem focados na região que deve ser tratada, porém isto só se torna possível através do uso de sofisticados sistemas computadorizados e modernos aparelhos emissores de radiação.

É de suma importância destacar que para garantir a eficácia do procedimento, torna-se indispensável a presença de um Tecnólogo ou Técnico em Radiologia especializado em Radioterapia que, além de ser responsável pela aquisição das imagens radiológicas para o planejamento, estão aptos a operar os equipamentos e lidar com o paciente em um momento tão delicado.

Concluímos, portanto, que os novos métodos são primordiais, uma vez que os seus resultados acarretam em benefícios reais. É inegável que devido ao constante crescimento do setor e a contínua renovação do mercado de trabalho tais tecnologias exigem maior versatilidade por parte dos profissionais das Técnicas Radiológicas, fazendo-se indispensável a especialização e a necessidade de incluir no currículo novas habilidades e competências.

A Categoria deve lembrar-se que manter-se atualizado é essencial para garantir a sua empregabilidade. Para tanto, disponibilizamos diversos convênios com as mais conceituadas instituições de Ensino da área de Radiologia para facilitar o acesso aos cursos de capacitação e aperfeiçoamento.
 
OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS NA SAÚDE EXIGEM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL CONTÍNUA! MANTENHA-SE ATUALIZADO!
 
 Assessoria de Imprensa – SINTTARESP
Mais Notícias
« voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 avançar »
www.infosind.com.br