Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 11/11/2013

NOVEMBRO AZUL- GOVERNO FAZ CAMPANHA PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA


Depois do Outubro Rosa, para a conscientização de mulheres sobre o câncer de mama, é iniciada a campanha Novembro Azul, dedicada a mostrar aos homens o quanto é importante fazer o teste que diagnostica o câncer de próstata. Durante este mês, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com Instituto Lado a Lado pela Vida, intensificam o alerta, visando incentivar os homens a fazer os exames de rotina. Em 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
 
O Novembro Azul ocorre em outras partes do mundo. Para ajudar na divulgação, importantes monumentos brasileiros, como o Congresso Nacional e o Cristo Redentor, estão iluminados de azul desde o dia 4, até o fim de novembro para chamar a atenção para o combate ao câncer de próstata. O tema da campanha é Um Toque, um Drible. Também semelhante ao Outubro Rosa, panfletos e palestras em todas as partes do país devem ser intensificados. Mas, historicamente, o trabalho de conscientização dos homens é mais difícil. As mulheres costumam procurar com mais frequência um médico a qualquer sinal da doença. E assim como nelas, o diagnóstico precoce pode ser indispensável para a cura do câncer.
 
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens – o primeiro é o de pele. Ele atinge principalmente homens com idade superior a 65 anos. A chance de cura é de 90% no estágio inicial. Os sintomas aparecem raramente, mas são: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia; dor nos ossos; infecção generalizada ou insuficiência renal. Em 2012, 60 mil novos casos no Brasil foram registrados, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O exame para diagnosticar a doença é uma combinação de um toque retal e o de sangue, mas somente uma biópsia pode confirmar se é um câncer.
 
Durante todo o mês de novembro, os homens podem procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para agendar o exame, sem a necessidade de passar com o médico antes. No próximo dia 27, todas as unidades básicas de saúde irão realizar ações de prevenção, como o exame de sangue para dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico), que servirá de base para acompanhamento e orientação em relação ao câncer de próstata. Alterações significativas serão encaminhadas aos especialistas. A ação é destinada a homens acima de 50 anos.
 
De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2012 foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. Segundo o Ministério da Saúde o câncer de próstata está na segunda posição no ranking das doenças mais comuns entre o sexo masculino, atrás apenas do câncer de pele que acomete, principalmente, homens acima dos 65 anos.

 
Além dos exames de toque retal e de sangue para dosagem do PSA, o Ministério da Saúde recomenda uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico, ações que irão contribuir para a melhoria da saúde em geral e pode ajudar na prevenção deste tipo de câncer.
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Notícia

publicado em 24/04/2024

Não aceite ser “Sócio cotista”!

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp