Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 17/03/2017

DENÚNCIA! FORTES INDÍCIOS APONTAM FRAUDE EM LICITAÇÃO ENTRE INSTITUTO IABAS E R.D PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS RADIOLÓGICOS

Falta de transparência e favorecimento estão entre as possíveis irregularidades

Na qualidade de representante dos profissionais da Radiologia do Estado de São Paulo, o SINTTARESP vem novamente a público denunciar mais uma demonstração de descaso com a Categoria. Desta vez, o Instituto de Atenção Básica e Avançada À Saúde (Iabas) e A R.D Prestação de Serviços Radiológicos Ltda – Me estariam envolvidos em um possível esquema de fraude na licitação, que previa a contratação de uma empresa para prestar serviços de Radiologia à Organização Social (OS).

Não é a primeira vez que o Iabas tem seu nome mencionado em práticas irregulares, afinal o Instituto já foi alvo de denúncias realizadas pelo próprio SINTTARESP, tendo em vista ilegalidades como: falta de registro em carteira dos profissionais da Radiologia, ausência de uso do dosímetro, descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), salário-base em desacordo com o estipulado na CCT, irregularidade em escala de trabalho, entre outros.

Cabe ressaltar que o Instituto Iabas foi contratado para administrar determinados serviços de saúde em São Paulo, entretanto, sabe-se que a entidade deve mais de  R$ 400 MIL aos cofres municipais e, também, está na mira do Ministério Público Estadual em investigações que apuram as condições pelas quais a Instituição foi declarada vencedora dos chamamentos públicos.

As irregularidades envolvendo o Iabas podem ser vistas em outros Estados, como é o caso do Rio de Janeiro, onde a Organização Social vem sendo investigada por assinar vários contratos milionários com a prefeitura, bem como por indícios de má gestão, corrupção, atraso de pagamento, falta de profissionais e ausência de equipamentos de proteção.

Estando ciente das inúmeras fraudes praticadas pela Instituição, chama atenção o processo de licitação que determinou a R.D Prestação de Serviços Radiológicos como a empresa escolhida para prestar serviços de diagnóstico por imagem para o Iabas. Quais foram os critérios adotados pelo instituto para determinar tal empresa como vencedora do certame licitatório?

Já que é evidente que a R.D não possui qualificação técnica e operacional para a realização dos procedimentos necessários, haja vista que declara Capital Social incompatível para participar de uma licitação deste porte, assim como está instalada em um endereço aparentemente residencial no município de Caieiras/SP. Sendo assim, fica evidente que a mesma não deveria concorrer à licitação, muito menos vencê-la. 

Isso nos faz questionar se a situação que estamos presenciando não é mais um evidente jogo de cartas marcadas, em que as empresas se utilizaram de meios fraudulentos para se beneficiar numa licitação?

O Instituto Iabas é recorrente em casos de descumprimento de contratos e favorecimento dos resultados das licitações, pois diversas vezes seus administradores foram alvos de denúncias por má gestão.

Por fim, destacamos que empresas sem a devida qualificação para prestar serviços no setor radiológico refletem diretamente na qualidade e no atendimento prestados à população. Diante disto, encaminhamos tal irregularidade ao Ministério Público de São Paulo, para que as denúncias sejam apuradas e as devidas providências sejam tomadas, uma vez que muitos profissionais estão sendo prejudicados por essa fraude!

O SINTTARESP repudia tais práticas e luta incansavelmente em favor da Categoria! Portanto, não poupará nenhuma Instituição e continuará denunciando empresas que atuam em função de interesses particulares. Não iremos aceitar práticas ilegais e tendenciosas dentro da Radiologia!

 
O SINTTARESP CONTINUARÁ DENUNCIANDO E TORNANDO PÚBLICAS AS IRREGULARIDADES PRATICADAS POR INSTITUIÇÕES DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO! NÃO NOS CALAREMOS!
 
Assessoria de Imprensa - SINTTARESP 
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp