Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 19/05/2014

VOCÊ SABIA? ONDE OS TRABALHADORES PODEM FICAR MAIS EXPOSTOS? QUANTO TEMPO DE EXPOSIÇÃO PARA TER ALGUM TIPO DE DOENÇA RELACIONADA?


Os procedimentos de radiologia intervencionista, exames de hemodinâmica e oncológicos com PET/CT são os que apresentam maiores valores de exposição à radiação. Entretanto, para estes profissionais, considerando-se os limites de doses inferiores a 20 mSv (mili Sivert) ao ano, é baixo o risco de doenças associadas a radiação. No que concerne ao tempo de exposição, a norma limita-se a valores de dose equivalente a 100 mSv em 5 anos.

A atual legislação limita em 24 horas semanais de trabalho para os técnicos de radiologia. Esta limitação, que visa proteger os trabalhadores da exposição excessiva à radiação, era justificada quando as condições de segurança eram precárias, os filmes de base azul utilizados requeriam um excesso de dose, não havia programas de controle de qualidade, dentro outros. A situação atual é bastante diferente quanto à proteção radiológica, e, talvez, as resoluções da categoria profissional quanto à limitação de horas devesse ser revista, principalmente devido ao número de trabalhadores que executam suas atividades profissionais em diversas instituições, e que certamente ultrapassam a carga horária semanal.

Recomenda-se para estes trabalhadores ter um registro próprio de dose, com a somatória da radiação recebida nas diversas jornadas de trabalho. É dever das instituições informar por escrito os valores de dose dos trabalhadores. Valores acima do limite mensal requerem investigação, e os trabalhadores não necessitam ser afastados de suas atividades, desde que a somatória de dose não ultrapasse os valores estabelecidos com doses de radiação.

  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp