Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 08/04/2014

VENCER O CÂNCER TAMBÉM SIGNIFICA SABER CONVIVER COM A DOENÇA


Descobrir um câncer não é fácil para ninguém. Mas, embora esse termo ainda carregue um peso difícil de ser suportado, encarar a doença como um mal crônico - como o diabetes, por exemplo - ajuda a enfrentar as fases mais difíceis do tratamento. E fazer o possível para manter as atividades diárias é algo que colabora com o sucesso da jornada.

Mesmo quando o câncer é mais agressivo, ou já houve metástase, o diagnóstico já não se traduz mais em sentença de morte. "Hoje há drogas mais seletivas e menos tóxicas que tornam possível sobreviver muitos anos, e com qualidade de vida", afirma o onco-hematologista Celso Massumoto, autor do livro "Como Viver em Harmonia com o Câncer" (Ed. Cultrix).

O médico, que trabalha há 22 anos com oncologia, diz que decidiu escrever o livro por entender que vencer o câncer vai muito além do combate à doença. "Vencedor não é somente o paciente que fica curado, mas aquele que tem uma qualidade de vida adequada que lhe permite continuar realizando as suas atividades diárias com dignidade", diz Massumoto.

No livro, ele descreve a história de uma paciente que foi capaz de lutar contra a doença com a mesma disposição com que administrava a empresa familiar. "Mesmo em situações difíceis, é preciso encarar o câncer como uma doença crônica", explica. Continuar a trabalhar, na medida do possível, é importante e ajuda a manter a autoestima, acredita o médico. Cuidar da família, fazer coisas de que se gosta e estabelecer metas também são dicas que o médico traz no livro. 

  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp