Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 01/04/2014

1º DE ABRIL: DIA DE FICAR DE "OLHO NA MENTIRA"


1º de abril. A data dispensa apresentações e é motivo de muitas brincadeiras quando o assunto são as mentirinhas do dia a dia. Mas, para muitas pessoas, falar a verdade é coisa séria e é um hábito que deve ser incentivado desde cedo.

 É assim na casa da dona-de-casa Zenilda de Souza. Mãe de uma menina de 1 ano e 7 meses e outros dois meninos, com 15 e 19 anos, ela já aprendeu a driblar as mentiras que podem surgir entre os filhos. “Por volta dos 12 anos, eles mentem para gazear aula ou sair para andar de bicicleta com os amigos, por exemplo”, explicou.

Para a dona-de-casa, em muitos casos, basta um olhar e a mentira é desfeita. Ela afirmou que as crianças precisam de atenção redobrada, pois, muitas vezes, na inocência e tentativa de divertir-se longe de casa ou dos pais, podem acabar passando por situações complicadas. Assim, nas horas em que não está de olho para cuidar dos filhos, os vizinhos são seus aliados.

“É como dizem: mentira tem perna curta”, brincou Zenilda, que já tenta ensinar à filha as diferenças entre uma pequena e uma grande mentira. Segundo ela, a tarefa não é fácil, mas pode contribuir para a formação do caráter dos filhos no futuro.

Para educadores e psicólogos, é preciso estar atento a cada fase pela qual a criança passa e as mentiras que surgem com elas. Entre os 4 e 5 anos, é normal que fantasiem sobre algumas situações, mas se as invenções passam a envolver a família e a escola, por exemplo, é hora de trabalhar para modificar esse comportamento. Mas nada de brigas exageradas. Interrogatórios insistentes e pressão em gritos não levarão a criança a dizer a verdade e podem, até, ter efeito contrário. É preciso entender que a fantasia faz parte do desenvolvimento da criança e deve ser estimulada de forma saudável e criativa, sempre com acompanhamento.

 SOBRE A DATA

 Há muitas explicações para o dia 1 de abril ser considerado o Dia da Mentira. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França, pois, no século XVI, o Ano Novo era comemorado em 25 de março e as festas duravam uma semana, encerrando em 1 de abril. Em 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano Novo para o dia 1 de janeiro, porém, muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. As pessoas começaram a fazer brincadeiras e ridicularizar essas pessoas, que eram conhecidas como bobas por seguirem algo que não era verdade, daí, a origem da data.
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também

Convênios e Benefícios

Galeria de Fotos

publicado em 14/09/2023

SINTTARESP NO COMBATE AOS PRECONCEITOS!

Jornal do Sinttaresp