Painel do Associado
Seja bem vindo ao
LOGIN DO ASSOCIADO


Voltar
RECUPERAÇÃO
DE SENHA

Atenção, enviamos o e-mail de recuperação de senha para:

Por favor, verifique seu e-mail para recuperar sua senha.

Carregando . . .

Notícia

publicado em 07/01/2021

IRREGULARIDADES NA SUA EMPRESA? NÃO SE CALE

O SINTTARESP comunica aos profissionais da categoria sobre medidas para garantir o cumprimento de seus direitos.


O SINTTARESP já inicia o ano na luta pelos direitos dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia, lembrando a categoria de diversos direitos essenciais que muitas empresas estão ignorando e descumprindo.

O Sindicato segue vigilante na apuração do cumprimento do estabelecido por meio de Convenção Coletiva. Seguindo essas normas, as empresas são obrigadas a efetuar o pagamento dos funcionários no máximo até o 5º (quinto) dia útil do mês. No entanto, inúmeros profissionais são deixados na espera por seus salários por um período acima do permitido. O atraso desse pagamento pode gerar multa para a empresa de 5% em cima do salário do profissional, conforme aponta a Convenção Coletiva de Trabalho.

Outro problema enfrentado é o atraso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), criado com o objetivo de proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa. Orientamos que os profissionais fiquem atentos aos seus Extratos Analíticos, disponíveis através de atendimento da Caixa Econômica Federal. Dessa maneira, poderemos verificar se as empresas estão trabalhando de acordo com o que exige a lei.

A empresa que não depositar corretamente o FGTS, terá que ressarcir os valores com juros e correção monetária, e ainda ficará sujeita a uma multa administrativa aplicada por cada trabalhador prejudicado pela falta de depósito.

O trabalhador também não pode esquecer de verificar se seu INSS está em dia. A contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é de responsabilidade da empresa/empregador que desconta a contribuição do rendimento do funcionário e a comprova através da folha de pagamento.

O que acontece com frequência, é o fato de os profissionais apresentarem dificuldade de se aposentar por conta da ausência do repasse da contribuição previdenciária por parte do empregador.

É necessário que o trabalhador solicite o seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) através do INSS. Esse documento contém todas as informações do contribuinte, como vínculos empregatícios e remunerações. Retirar essas informações online é uma outra opção fácil que economiza tempo. Pelo site do INSS basta ter o número do PIS/PASEP ou o número do NIT junto à senha que é retirada anteriormente em agências da Previdência.

Em casos de identificação de alguma irregularidade nos pagamentos do seu FGTS ou INSS, o SINTTARESP está à disposição da Categoria para orientar os profissionais da Radiologia e assim tomar as providências cabíveis com objetivo de regularizar as ilegalidades.

O Sindicato possui um Departamento Jurídico especializado no atendimento de causas trabalhistas e questões jurídicas para atender os profissionais, garantindo o cumprimento dos seus direitos.

O SINTTARESP permanece atento contra esses tipos de conduta. Dessa forma, não pretendemos ficar calados mediante tais denúncias e seguiremos investigando comportamentos de descaso para com a categoria! 




INICIAMOS MAIS UM ANO FIRMES NO COMPROMISSO COM A CATEGORIA. EM CASO DE IRREGULARIDADES, DENUNCIE!
  • Comentar
  • Enviar
  • Imprimir

Ainda não há comentarios. Seja o primeiro a comentar.

Leia Também